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SOBRE

Acreditamos que a construção do mundo mais fraterno passa por uma atitude: não machucarmos as pessoas. 

Podemos machucar alguém de muitas formas, a gente sabe disso. Mas aqui, falamos em machucar como sinônimo de negligenciar direitos, violando o bem-estar das pessoas. Está machucado o adulto que não sabe ler e escrever. Está machucada a língua indígena que morre um pouco cada dia, porque as crianças já nem sabem mais como falar... E machucado está o índio que vê seu idioma materno morrer e levar consigo a parte mais importante da sua cultura que é sua identidade e que, no fim, é parte indissolúvel do Brasil que formamos.

O Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural atua para possibilitar a comunidades tradicionais e historicamente negligenciadas, o acesso a novas tecnologias, conhecimentos e práticas sustentáveis - para, assim, cuidar dos machucados causados pela violação de direitos que impedem o bem-estar das pessoas.

O Ipedi surgiu em 2012, por meio da convergência de ideais de profissionais ligados, inicialmente, à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Fazem parte da gênese do instituto a linguista Andréa Marques Rosa, o pesquisador indígena Aronaldo Júlio, a historiadora Cíntia Nardo Marques Gonzales, a mestre e doutora em educação Claudete Cameshi de Souza, a professora doutora em linguística Denise Silva e a historiadora Paula Renata Cameschi de Souza. 

No começo, o objetivo era organizar as iniciativas levadas a cabo pela UFMS junto às comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. “A ideia era dar uma devolutiva à comunidade dos trabalhos acadêmicos realizados junto às aldeias indígenas”, explica a linguista Denise Silva, atual presidente do Ipedi. 

Surgiu assim o Projeto de Formação Continuada para o Ensino da Arte e Cultura Terena. Foi a primeira ação do Ipedi, financiada pela Brazil Foundation e pela UFMS. A iniciativa consistiu num curso de formação continuada que beneficiou 35 professores indígenas e que teve como resultado a distribuição, em abril de 2015, de mil exemplares de um livro didático, o Kalivono, para educação infantil indígena. A publicação foi inteiramente produzida pelos professores indígenas capacitados pela formação continuada – um formato pioneiro no Brasil. 

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